Como a quan­ti­da­de pro­du­zi­da de con­teú­do on-line con­ti­nua a cres­cer a uma velo­ci­da­de rápi­da, os pro­fis­si­o­nais de mar­ke­ting de con­teú­do estão encon­tran­do cada vez mais difi­cul­da­de para se des­ta­car em um oce­a­no de mate­ri­al , onde a mai­o­ria é con­si­de­ra­da vali­o­sa.

A melhor manei­ra de apren­der a rom­per as bar­rei­ras ini­ci­ais do mar­ke­ting de con­teú­do é encon­trar o que os pro­fis­si­o­nais de mar­ke­ting bem suce­di­dos fazem e apren­der com suas expe­ri­ên­ci­as, estra­té­gi­as e erros. Mas além dis­so, vou dei­xar aqui algu­mas dicas.

O que é o fator mais impor­tan­te no suces­so de um con­teú­do?

Após vári­as pes­qui­sas e lei­tu­ras, creio que o fator mais impor­tan­te é cri­ar a empa­tia com seu cli­en­te — e melhor ain­da se for com cada um deles. AEm­pa­tia é a pon­te entre você e seu cliente.e pode ser sua mai­or habi­li­da­de, pois, se colo­can­do  no lugar deles,  você sabe­rá exa­ta­men­te o que que­rem, como pen­sam e como eles res­pon­dem a seus esfor­ços de mar­ke­ting.

Saber por que você está cri­an­do o seu con­teú­do e o que seu públi­co espe­ra ganhar com isso irão mol­dar a manei­ra de pro­du­zir e desen­vol­ver seus mate­ri­ais. A cri­a­ção de con­teú­do sem empa­tia sig­ni­fi­ca negli­gen­ci­ar o que seus cli­en­tes pen­sam ou se pre­o­cu­pam. Se o mar­ke­ting de con­teú­do é real­men­te sig­ni­fi­ca­ti­vo para ins­pi­rá-los a agir, então ele deve estar ali­nha­do com os seus hábi­tos de des­co­ber­ta de infor­ma­ções. Além dis­so, con­tar his­tó­ri­as atra­vés do seu con­teú­do é o que vai aju­dar você a se conec­tar com as pes­so­as de for­ma mais “huma­na”. Reti­rar a sua mar­ca da “equa­ção” é impor­tan­te por­que muda o foco de ser sobre você para ser sobre o seu cli­en­te, e isso é o que eles mais espe­ram. E dei­xar de cons­truir o seu con­teú­do base­a­do só na sua pró­pria pro­mo­ção, fará com que o seu públi­co se envol­va mais pro­fun­da­men­te na rela­ção.

Invis­ta melhor  seu tem­po na cri­a­ção de con­teú­do de qua­li­da­de.

Acre­di­to ser outro fator bem impor­tan­te para um pro­fis­si­o­nal de mar­ke­ting de con­teú­do, para ter suces­so: a neces­si­da­de de cri­ar con­teú­do de qua­li­da­de.

Milhões de arti­gos, víde­os, pod­casts e apre­sen­ta­ções são cri­a­das a cada dia, o que dá aos lei­to­res de notí­ci­as on-line uma lon­ga lis­ta de coi­sas para ensi­ná-los, infor­má-los e ins­pi­rá-los. A fim de se des­ta­car e pro­du­zir algu­ma coi­sa rele­van­te, vale a pena inves­tir tem­po em estu­dos, lei­tu­ras. Ao apren­der como ela­bo­rar melhor o con­teú­do, ao lon­go do tem­po, sua voz vai se tor­nar mais defi­ni­da e a qua­li­da­de do seu tra­ba­lho vai se tor­nar ren­tá­vel.

Com­pre­en­der a dis­tri­bui­ção do con­teú­do tam­bém é um gran­de fator de rele­vân­cia. Cons­truir canais de dis­tri­bui­ção for­tes e alta­men­te envol­ven­tes (e‑mail, mídi­as soci­ais e pes­qui­sa) vai aju­dar a expan­dir o seu alcan­ce a todos os luga­res que os cli­en­tes on-line pos­sam estar; bem como o uso de estra­té­gi­as como o crowd­sour­cing. 

Saber como cons­truir um gran­de con­teú­do e como apre­sen­tá-lo são dois lados da mes­ma moe­da. Andam jun­tos.

Tra­te o seu con­teú­do como um de seus ati­vos de negó­ci­os mais impor­tan­tes.  

Vale a pena inves­tir em con­teú­do e vale a pena fazer com que ele seja vis­to como  algo vali­o­so para o seu negó­cio. Se você qui­ser real­men­te desen­vol­ver um mate­ri­al que seja óti­mo, você pre­ci­sa diri­gir seus esfor­ços de uma for­ma que inter­li­gue tudo o que você faz. A quan­ti­da­de de tra­ba­lho que colo­ca­mos em nos­so con­teú­do deve dizer mais de como você deci­de se comu­ni­car com seu públi­co-alvo e quem são seus poten­ci­ais cli­en­tes.

Saben­do a quem e a que o seu con­teú­do está vin­cu­la­do , é impor­tan­te se lem­brar que não pode­mos dei­xar de “medir” as ações onli­ne, para saber  se o seu con­teú­do está con­du­zin­do o públi­co ao seu mai­or obej­ti­vo: com­prar sua ideia, seu pro­du­to.

Uma comu­ni­ca­ção cla­ra, edi­fi­ca­da com base em uma sóli­da escri­ta, é o que irá fazer o seu con­teú­do trans­for­mar o seu públi­co de teles­pec­ta­do­res em cli­en­tes.

Faça de tudo um pou­co.

Ser “ambi­des­tro” é uma habi­li­da­de que reco­men­do a todos os pro­fis­si­o­nais de mar­ke­ting de con­teú­do. Com­pre­en­der os vári­os ele­men­tos de um bom con­teú­do envol­ve ter um olho para o pro­je­to, uma ore­lha para a escri­ta e habi­li­da­des ana­lí­ti­cas que te aju­dem  a enten­der os dados e métri­cas que seu con­teú­do pro­duz.

Um ter­mo pode­ro­so para des­cre­ver o seu papel como um pro­fis­si­o­nal de mar­ke­ting de con­teú­do é tor­nar-se um “men­tor de mídia”.

Desen­vol­ver infor­ma­ções úteis e envol­ven­tes que aten­dem às neces­si­da­des de seus cli­en­tes,  aju­da a esta­be­le­cer sua cre­di­bi­li­da­de e con­ven­cer o públi­co de que você é o espe­ci­a­lis­ta a quem recor­rer para ori­en­ta­ção.

E tal­vez a pala­vra mais impor­tan­te em tudo sobre o mar­ke­ting de con­teú­do é “con­sis­tên­cia”. 

Resu­min­do:

Cada pro­fis­si­o­nal e cada empre­sá­rio está à pro­cu­ra de uma manei­ra de cons­truir o enga­ja­men­to mais for­te com o seu públi­co e se des­ta­car no mun­do onli­ne. A fim de real­men­te ter suces­so com o Mar­ke­ting de Con­teú­do você deve:

  1. Man­ter uma for­te dedi­ca­ção para cons­truir um con­teú­do de qua­li­da­de com foco nas neces­si­da­des dos cli­en­tes.
  2. Domi­nar as habi­li­da­des de escri­ta, dese­nho, cri­a­ção e inter­pre­ta­ção de modo que você pos­sa ajus­tar e defi­nir a sua men­sa­gem de acor­do com o que seu públi­co pre­ci­sa.
  3. Veri­fi­car se o seu con­teú­do é tra­ta­do com seri­e­da­de e pro­duz os obje­ti­vos de negó­cio que você espe­ra alcan­çar no lon­go pra­zo.

Sem estas 3 dicas em ordem, você pode­rá estar per­den­do o seu tem­po, e prin­ci­pal­men­te, dinhei­ro.

E você?Quais outras dicas daria para os pro­fis­si­o­nais de mar­ke­ting de con­teú­do que dese­jam cri­ar con­teú­do pode­ro­so e envol­ven­tes?

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