Como a quantidade produzida de conteúdo on-line continua a crescer a uma velocidade rápida, os profissionais de marketing de conteúdo estão encontrando cada vez mais dificuldade para se destacar em um oceano de material , onde a maioria é considerada valiosa.
A melhor maneira de aprender a romper as barreiras iniciais do marketing de conteúdo é encontrar o que os profissionais de marketing bem sucedidos fazem e aprender com suas experiências, estratégias e erros. Mas além disso, vou deixar aqui algumas dicas.
O que é o fator mais importante no sucesso de um conteúdo?
Após várias pesquisas e leituras, creio que o fator mais importante é criar a empatia com seu cliente — e melhor ainda se for com cada um deles. AEmpatia é a ponte entre você e seu cliente.e pode ser sua maior habilidade, pois, se colocando no lugar deles, você saberá exatamente o que querem, como pensam e como eles respondem a seus esforços de marketing.
Saber por que você está criando o seu conteúdo e o que seu público espera ganhar com isso irão moldar a maneira de produzir e desenvolver seus materiais. A criação de conteúdo sem empatia significa negligenciar o que seus clientes pensam ou se preocupam. Se o marketing de conteúdo é realmente significativo para inspirá-los a agir, então ele deve estar alinhado com os seus hábitos de descoberta de informações. Além disso, contar histórias através do seu conteúdo é o que vai ajudar você a se conectar com as pessoas de forma mais “humana”. Retirar a sua marca da “equação” é importante porque muda o foco de ser sobre você para ser sobre o seu cliente, e isso é o que eles mais esperam. E deixar de construir o seu conteúdo baseado só na sua própria promoção, fará com que o seu público se envolva mais profundamente na relação.
Invista melhor seu tempo na criação de conteúdo de qualidade.
Acredito ser outro fator bem importante para um profissional de marketing de conteúdo, para ter sucesso: a necessidade de criar conteúdo de qualidade.
Milhões de artigos, vídeos, podcasts e apresentações são criadas a cada dia, o que dá aos leitores de notícias on-line uma longa lista de coisas para ensiná-los, informá-los e inspirá-los. A fim de se destacar e produzir alguma coisa relevante, vale a pena investir tempo em estudos, leituras. Ao aprender como elaborar melhor o conteúdo, ao longo do tempo, sua voz vai se tornar mais definida e a qualidade do seu trabalho vai se tornar rentável.
Compreender a distribuição do conteúdo também é um grande fator de relevância. Construir canais de distribuição fortes e altamente envolventes (e‑mail, mídias sociais e pesquisa) vai ajudar a expandir o seu alcance a todos os lugares que os clientes on-line possam estar; bem como o uso de estratégias como o crowdsourcing.
Saber como construir um grande conteúdo e como apresentá-lo são dois lados da mesma moeda. Andam juntos.
Trate o seu conteúdo como um de seus ativos de negócios mais importantes.
Vale a pena investir em conteúdo e vale a pena fazer com que ele seja visto como algo valioso para o seu negócio. Se você quiser realmente desenvolver um material que seja ótimo, você precisa dirigir seus esforços de uma forma que interligue tudo o que você faz. A quantidade de trabalho que colocamos em nosso conteúdo deve dizer mais de como você decide se comunicar com seu público-alvo e quem são seus potenciais clientes.
Sabendo a quem e a que o seu conteúdo está vinculado , é importante se lembrar que não podemos deixar de “medir” as ações online, para saber se o seu conteúdo está conduzindo o público ao seu maior obejtivo: comprar sua ideia, seu produto.
Uma comunicação clara, edificada com base em uma sólida escrita, é o que irá fazer o seu conteúdo transformar o seu público de telespectadores em clientes.
Faça de tudo um pouco.
Ser “ambidestro” é uma habilidade que recomendo a todos os profissionais de marketing de conteúdo. Compreender os vários elementos de um bom conteúdo envolve ter um olho para o projeto, uma orelha para a escrita e habilidades analíticas que te ajudem a entender os dados e métricas que seu conteúdo produz.
Um termo poderoso para descrever o seu papel como um profissional de marketing de conteúdo é tornar-se um “mentor de mídia”.
Desenvolver informações úteis e envolventes que atendem às necessidades de seus clientes, ajuda a estabelecer sua credibilidade e convencer o público de que você é o especialista a quem recorrer para orientação.
E talvez a palavra mais importante em tudo sobre o marketing de conteúdo é “consistência”.
Resumindo:
Cada profissional e cada empresário está à procura de uma maneira de construir o engajamento mais forte com o seu público e se destacar no mundo online. A fim de realmente ter sucesso com o Marketing de Conteúdo você deve:
- Manter uma forte dedicação para construir um conteúdo de qualidade com foco nas necessidades dos clientes.
- Dominar as habilidades de escrita, desenho, criação e interpretação de modo que você possa ajustar e definir a sua mensagem de acordo com o que seu público precisa.
- Verificar se o seu conteúdo é tratado com seriedade e produz os objetivos de negócio que você espera alcançar no longo prazo.
Sem estas 3 dicas em ordem, você poderá estar perdendo o seu tempo, e principalmente, dinheiro.
E você?Quais outras dicas daria para os profissionais de marketing de conteúdo que desejam criar conteúdo poderoso e envolventes?