O espor­te é um fenô­me­no uni­ver­sal: entre­te­ni­men­to, lazer, edu­ca­ção, glo­ba­li­za­ção! Seja pra­ti­can­do espor­te ou ape­nas tor­cen­do, todos são iguais: não há ricos nem pobres, não há raça, não há ida­de, e hoje, não há bar­rei­ras. Quem qui­ser saber mais de um time, de um espor­te que acon­te­ce do outro lado do pla­ne­ta – até mes­mos assis­tir a uma par­ti­da — bas­ta pes­qui­sar um pou­co na inter­net e esta­rá lá! Lives, stre­a­ming, radi­oweb, redes soci­ais, tudo isso movi­men­ta e impul­si­o­na ain­da mais a glo­ba­li­za­ção do espor­te, de mar­cas, de atle­tas. E todos aque­les que pro­cu­ram entre­te­ni­men­to no espor­te, pra­ti­cam, tor­cem, se envol­vem; fazem por amor, por emo­ção.

Essas carac­te­rís­ti­cas de difu­são, pai­xão, visi­bi­li­da­de e pro­mo­ção se refle­tem no cres­cen­te desen­vol­vi­men­to da indús­tria do espor­te, uma das mais lucra­ti­vas do mun­do, e no Bra­sil não é dife­ren­te! O espor­te envol­ve sen­ti­men­tos que só ele pode ofe­re­cer e que resul­tam em ele­men­tos que com­põem uma for­ma mais “huma­na” de comu­ni­ca­ção, rela­ci­o­na­men­to e enga­ja­men­to com o públi­co.

E aí que está um dos prin­ci­pais bene­fí­ci­os de se inves­tir em Mar­ke­ting Espor­ti­vo: a pos­si­bi­li­da­de de se comu­ni­car e se rela­ci­o­nar de uma for­ma mais pró­xi­ma com as pes­so­as, geran­do EXPERIÊNCIAS e SENSAÇÕES. Inde­pen­den­te se o obje­ti­vo é cri­ar uma iden­ti­fi­ca­ção de mar­ca, gerar visi­bi­li­da­de, for­ta­le­cer ima­gem, divul­gar novos pro­du­tos e ser­vi­ços, rea­li­zar even­tos. O que mais o Mar­ke­ting Espor­ti­vo pre­ci­sa bus­car é pro­por­ci­o­nar expe­ri­ên­ci­as, par­ce­ri­as, e sen­sa­ções que ele­vem o mai­or bem “intan­gí­vel” do espor­te, que é tor­cer, vibrar, se emo­ci­o­nar.

Nes­se sen­ti­do, o espor­te é uma fer­ra­men­ta que dá — não só aos clu­bes e aos que já atu­am com o espor­te, mas àque­les que que­rem fazer par­te des­ta indús­tria, como empre­sas, ser­vi­ços – a opor­tu­ni­da­de de ala­van­car suas ações mer­ca­do­ló­gi­cas a par­tir da pai­xão que os con­su­mi­do­res têm, seja pela prá­ti­ca espor­ti­va, pelo con­su­mo de pro­du­tos, pelo lazer, ou entre­te­ni­men­to.

Bus­car novos mer­ca­dos, con­so­li­dar a mar­ca, bus­car novos adep­tos. Para cada gru­po de sta­kehol­ders e obje­ti­vos, há um pro­ces­so que ofe­re­ce dife­ren­tes van­ta­gens e bene­fí­ci­os. E, inde­pen­den­te do tama­nho de sua mar­ca, sem­pre há uma manei­ra de inves­tir em Mar­ke­ting Espor­ti­vo e ter resul­ta­dos com ele. Bas­ta saber qual é sua meta/objetivo e enten­der um pou­co mais des­te cená­rio, tudo que o envol­ve, suas opor­tu­ni­da­des, neces­si­da­des, seu públi­co. E então, você pode­rá uti­li­zar tam­bém des­ta fer­ra­men­ta para atrair, reter, fide­li­zar e enga­jar, de uma for­ma mais emo­ci­o­nal, rápi­da e dire­ta.

Quer saber quais as melho­res estra­té­gi­as para isso? Fale conos­co!

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