Pro­fis­si­o­nais do fute­bol devem bus­car uma aná­li­se mais cri­te­ri­o­sa e com­ple­ta

Esta sema­na saiu o ran­king digi­tal de clu­bes de fute­bol, rea­li­za­do e divul­ga­do pelo Ibope/Repucom. O ran­king moni­to­ra a quan­ti­da­de de ins­cri­tos — segui­do­res nas prin­ci­pais pla­ta­for­mas digi­tais ofi­ci­ais dos clu­bes, como Face­bo­ok, Twit­ter, Ins­ta­gram e You­tu­be. Prin­ci­pal­men­te, divul­ga quem subiu na tabe­la e quem caiu. Mas o que mais pode­mos ver além des­tes núme­ros fri­os de “mais e menos segui­do­res”? Veja­mos abai­xo.

Cla­ro que a pri­mei­ra aná­li­se é sobre como foi o ano do fute­bol bra­si­lei­ro e as posi­ções dos clu­bes nas redes soci­ais — quem subiu na tabe­la, quem des­ceu e por quê. Mas não só isso, é pre­ci­so enten­der tam­bém se hou­ve algu­ma pos­sí­vel notí­cia, ação de mar­ke­ting, polê­mi­ca ou algo que pos­sa ter fei­to o clu­be cres­cer ou cair. Sim, isso faz dife­ren­ça tam­bém! Um exem­plo é o Vas­co que subiu uma posi­ção na tabe­la ‑com aumen­to de mais de 205 mil segui­do­res de novem­bro para dezem­bro — e que pode­mos crer ser por con­ta da ação de mar­ke­ting da Black­Fri­day.

Segun­do pon­to é enten­der quais redes cres­ce­ram para cada time, e no olhar geral, as que se des­ta­cam. Pode­mos ver que, para alguns clu­bes, o Twit­ter é a prin­ci­pal pla­ta­for­ma de segui­do­res. Mas será que é a prin­ci­pal fer­ra­men­ta de comu­ni­ca­ção do clu­be? Ou será que é bem explo­ra­da? E as que estão com pou­cos segui­do­res, há algo a fazer para melho­rar? Meu públi­co está lá? Por ordem na tabe­la até a 21ª posi­ção, Sport, Bahia, Ath­le­ti­co, Vitó­ria, Cori­ti­ba e Goiás são os que têm mais segui­do­res no Twit­ter, com des­ta­que para o Vitó­ria, que pos­sui 3 vezes mais segui­do­res que no Face­bo­ok, e o Cori­ti­ba, que tem mais que o dobro.

Ter­cei­ro, e eu diria o prin­ci­pal pon­to, é o olhar que esta tabe­la não nos trás: qual a rede que gera mais enga­ja­men­to ao clu­be? Não adi­an­ta ter 1 milhão de segui­do­res no Face­bo­ok se onde eu mais tenho retor­no de cli­ques, views, com­par­ti­lha­men­tos, comen­tá­ri­os, é no Ins­ta­gram. Por isso eu dis­se que essa tabe­la traz o núme­ro “frio” de segui­do­res e ins­cri­tos, pois o “ouro” está no enga­ja­men­to, até mes­mo para o patro­ci­na­dor e par­cei­ro.

Além des­tes, pode­ria citar mui­tos outros olha­res refe­ren­tes ao cres­ci­men­to das redes soci­ais dos clu­bes. Mas só com estes já pode­mos come­çar a ana­li­sar de uma for­ma mais com­ple­ta, real e “huma­na”.

E você? Qual seu olhar?

ranking digital de clubes de futebol dezmebro 2020
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