O Mar­ke­ting atu­al pode ter muda­do, mas sua essên­cia é a mes­ma e sem­pre será! E aqui vou falar um pou­co sobre a cons­tru­ção de mar­ca e da pro­va soci­al nas mídi­as, o que nada mais é do que o famo­so “mar­ke­ting boca-a-boca” e uma das for­mas que mais têm impac­to nas redes socais.

Em alguns momen­tos da vida, nós nos sen­ti­mos em dúvi­da com rela­ção à deter­mi­na­do assun­to, e opta­mos em pedir aos nos­sos fami­li­a­res e ami­gos um con­se­lho, uma suges­tão, pois são pes­so­as em quem con­fi­a­mos.

Hoje, a for­ma de pedir este con­se­lho mudou: na mai­o­ria das vezes pedi­mos atra­vés das redes soci­ais, e não só para pes­so­as mais pró­xi­mas, mas tam­bém para gru­pos de pes­so­as que estão em uma deter­mi­na­da comu­ni­da­de — como os gru­pos do Face­bo­ok, por exem­plo. Ou ain­da, sim­ples­men­te “lar­ga­mos” nos­sa dúvi­da em nos­sa time­li­ne, e espe­ra­mos que alguém pos­sa nos aju­dar.

Seja qual for a dúvi­da, sem­pre tem alguém que irá te res­pon­der. Seja um ami­go de um ami­go, seja a mar­ca. E nes­se pon­to, nas redes soci­ais, isso se tor­nou um faci­li­ta­dor quan­do esta­mos à pro­cu­ra de resol­ver algum pro­ble­ma ou algu­ma suges­tão de con­teú­do, de um bom pro­du­to, de dúvi­das em gerais, via­gens, cur­sos, sites, etc.

E essa nova for­ma de ques­ti­o­nar, ou pedir aju­dar, trou­xe uma nova pers­pec­ti­va de mar­ke­ting, ou ape­nas alte­rou alguns focos den­tro do mar­ke­ting digi­tal: é a pro­va soci­al, o famo­so “mar­ke­ting boca-a-boca”- que aju­da as pes­so­as a con­fi­ar em seu dis­cur­so ou sua ima­gem na rede. Ou, pelo lado nega­ti­vo, ele pode tra­zer o efei­to con­trá­rio, caso seu posi­ci­o­na­men­to, sua pre­sen­ça, aten­di­men­to e con­teú­do não este­ja de acor­do com o que sua comu­ni­da­de e seus cli­en­tes comen­tam e neces­si­tam. E a pro­va soci­al não só aju­da como tam­bém influ­en­cia a for­ma como as pes­so­as pen­sam, com­pram e/ou inte­ra­gem.

Um bom exem­plo dis­so é o Recla­me Aqui, que não dei­xa de ser um lugar para se bus­car “con­se­lhos” e mais ain­da para a “pro­va soci­al” das mar­cas e ser­vi­ços, não é mes­mo?

Mas o que a pro­va soci­al tem a ver com a cons­tru­ção de mar­ca?

Se sua mar­ca não tiver uma for­te pre­sen­ça e enga­ja­men­to nas redes, além de uma auto­ri­da­de no seu nicho de negó­ci­os,  sua pro­va soci­al não será acei­ta, e con­seqüen­te­men­te, seus ser­vi­ços e pro­du­tos tam­bém não. E mais, você não con­se­gui­rá for­mar sua comu­ni­da­de de fãs e influ­en­ci­a­do­res.

Em pri­mei­ro lugar , para cons­truir uma mar­ca rele­van­te e sua pro­va soci­al, você pre­ci­sa pri­o­ri­zar suas metas de negó­ci­os: defi­nir per­so­nas, obje­ti­vos nas redes, posi­ci­o­na­men­to, quais redes uti­li­zar, par­ti­ci­par de gru­pos, etc. Ago­ra, a par­te diver­ti­da, difí­cil e mais impor­tan­te, é quan­do você cria o seu con­teú­do para poder adqui­rir esta auto­ri­da­de. Este é o pas­so fun­da­men­tal  para cons­truir sua comu­ni­da­de, o que inclui com­par­ti­lhar con­teú­do que sejam do inte­res­se des­ta comu­ni­da­de, que pos­sa resol­ver seus pro­ble­mas, sua dor.  E assim, eles com cer­te­za irão devol­ver este seu “favor”. Como? Indi­can­do seus ser­vi­ços, seus pro­du­tos. Influ­en­ci­an­do outras pes­so­as a conhe­ce­rem sua mar­ca, a expe­ri­men­tar.

Por isso o con­teú­do, sua divul­ga­ção e a cons­tru­ção de mar­ca são essen­ci­ais para uma boa pro­va soci­al. E saber onde se posi­ci­o­nar, quais gru­pos par­ti­ci­par, em quais redes estar, é mui­to impor­tan­te. Para moni­to­rar o que falam de sua mar­ca, para fazer um bom aten­di­men­to, para cons­truir enga­ja­men­to e assim, ter sua pro­va soci­al acei­ta e auto­ma­ti­ca­men­te, com­par­ti­lha­da pela comu­ni­da­de que o segue.

As comu­ni­da­des onli­ne e a pro­va soci­al são como uma obra: vão evo­luin­do em sua cons­tru­ção. Se você não está evo­luin­do, não esti­ver aten­to à sua comu­ni­da­de,  e à medi­da que ela for cres­cen­do, seu ali­cer­ce não será sufi­ci­en­te, e você não con­se­gui­rá pros­se­guir com a obra. Isso por­que a mídia digi­tal está fun­ci­o­nan­do em uma velo­ci­da­de que não se tem como medir. Por isso, temos que ser rápi­dos e aten­tos! Moni­to­rar, enga­jar, aten­der, estar pre­sen­te. Assim você con­se­gui­rá che­gar ao final des­sa cons­tru­ção e ter bons resul­ta­dos. E prin­ci­pal­men­te, ter seus cli­en­tes como prin­ci­pais influ­en­ci­a­do­res de mar­ca.  Você tem algum exem­plo de pro­va soci­al? Com­par­ti­lhe seu pen­sa­men­to e expe­ri­ên­cia!

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