O esporte é um fenômeno universal: entretenimento, lazer, educação, globalização! Seja praticando esporte ou apenas torcendo, todos são iguais: não há ricos nem pobres, não há raça, não há idade, e hoje, não há barreiras. Quem quiser saber mais de um time, de um esporte que acontece do outro lado do planeta – até mesmos assistir a uma partida — basta pesquisar um pouco na internet e estará lá! Lives, streaming, radioweb, redes sociais, tudo isso movimenta e impulsiona ainda mais a globalização do esporte, de marcas, de atletas. E todos aqueles que procuram entretenimento no esporte, praticam, torcem, se envolvem; fazem por amor, por emoção.
Essas características de difusão, paixão, visibilidade e promoção se refletem no crescente desenvolvimento da indústria do esporte, uma das mais lucrativas do mundo, e no Brasil não é diferente! O esporte envolve sentimentos que só ele pode oferecer e que resultam em elementos que compõem uma forma mais “humana” de comunicação, relacionamento e engajamento com o público.
E aí que está um dos principais benefícios de se investir em Marketing Esportivo: a possibilidade de se comunicar e se relacionar de uma forma mais próxima com as pessoas, gerando EXPERIÊNCIAS e SENSAÇÕES. Independente se o objetivo é criar uma identificação de marca, gerar visibilidade, fortalecer imagem, divulgar novos produtos e serviços, realizar eventos. O que mais o Marketing Esportivo precisa buscar é proporcionar experiências, parcerias, e sensações que elevem o maior bem “intangível” do esporte, que é torcer, vibrar, se emocionar.
Nesse sentido, o esporte é uma ferramenta que dá — não só aos clubes e aos que já atuam com o esporte, mas àqueles que querem fazer parte desta indústria, como empresas, serviços – a oportunidade de alavancar suas ações mercadológicas a partir da paixão que os consumidores têm, seja pela prática esportiva, pelo consumo de produtos, pelo lazer, ou entretenimento.
Buscar novos mercados, consolidar a marca, buscar novos adeptos. Para cada grupo de stakeholders e objetivos, há um processo que oferece diferentes vantagens e benefícios. E, independente do tamanho de sua marca, sempre há uma maneira de investir em Marketing Esportivo e ter resultados com ele. Basta saber qual é sua meta/objetivo e entender um pouco mais deste cenário, tudo que o envolve, suas oportunidades, necessidades, seu público. E então, você poderá utilizar também desta ferramenta para atrair, reter, fidelizar e engajar, de uma forma mais emocional, rápida e direta.
Quer saber quais as melhores estratégias para isso? Fale conosco!