Hoje, 11 de março, a Nike lançou, em Paris — França, a nova coleção de uniformes das seleções de futebol feminino. Foram 14 federações representadas por suas jogadoras e algumas “influencers” do esporte.
Nos últimos anos, a Nike vem concentrando suas forças em produzir conteúdo e produtos para as mulheres, e especialmente no futebol feminino.
Há alguns dias já havíamos sido impactados pelo video “Dream Crazy” (abaixo), onde várias atletas, de vários esportes, que aparecem em alguns momentos tristes ou de desabafo, mas principalmente, em momentos de luta e vitória, trazendo à tona o debate de que tudo que elas fazem é tido como “loucura”. Mas com a frase destaque “é loucura só até você fazer”. Uma ação grandiosa de branding muito bem representada em um video.
E agora, a Nike traz, em um grande evento em Paris, e contando com a participação das federações de futebol, o lançamento dos uniformes femininos.
O primeiro passo começou com as atletas. A equipe de design da Nike se reuniu com jogadoras profissionais de diversos países para ouvir em primeira mão o que elas tinham em mente.
Um dos pontos principais, foi a questão do decote em V é o preferido, desde que não seja profundo demais — apenas o suficiente para deslizar facilmente a cabeça (e o cabelo). Além disso, elas apontaram que o calção um pouco mais “curto” poderia fazer a diferença, entre outras citações. Mas não ficou só no design, a equipe de testes da Nike fez vários experimentos para as questões de suor, desgaste, impacto do jogo. Segundo a Nike, foram três anos de testes fisiológicos e pesquisa.
Mas muito mais que um kit para as seleções profissionais, o que — não só a Nike, mas as federações — deve levar em consideração é o potencial de venda destes produtos para o público feminino. E não só para mulheres que são atletas, mas principalmente, às torcedoras.
Quantas vezes já não escutamos mulheres reclamando que não encontram camisetas de futebol nos seus tamanhos, no modelo feminino, etc? Quantas vezes já fomos às lojas de esporte, buscar um produto para alguma mulher que ama futebol, e acabamos levando o modelo masculino, por ser a única opção? Ou nem levamos nada? E para as meninas, crianças?
Enfim, com certeza a Nike entendeu a possibilidade de identificação que as seleções femininas podem representar, além destas questões, e não só para a melhoria de performance em campo das jogadoras profissionais, mas também, pela possibilidade de atingir uma grande parte da população feminina que sim, gosta de futebol e está aumentando cada vez mais!!