Hoje, 11 de mar­ço, a Nike lan­çou, em Paris — Fran­ça, a nova cole­ção de uni­for­mes das sele­ções de fute­bol femi­ni­no. Foram 14 fede­ra­ções repre­sen­ta­das por suas joga­do­ras e algu­mas “influ­en­cers” do espor­te.


Nike 2019 Nati­o­nal Team Kit Unveil

Nos últi­mos anos, a Nike vem con­cen­tran­do suas for­ças em pro­du­zir con­teú­do e pro­du­tos para as mulhe­res, e espe­ci­al­men­te no fute­bol femi­ni­no. 

Há alguns dias já havía­mos sido impac­ta­dos pelo video “Dre­am Crazy” (abai­xo), onde vári­as atle­tas, de vári­os espor­tes, que apa­re­cem em alguns momen­tos tris­tes ou de desa­ba­fo, mas prin­ci­pal­men­te, em momen­tos de luta e vitó­ria, tra­zen­do à tona o deba­te de que tudo que elas fazem é tido como “lou­cu­ra”. Mas com a fra­se des­ta­que “é lou­cu­ra só até você fazer”. Uma ação gran­di­o­sa de bran­ding mui­to bem repre­sen­ta­da em um video.


Nike — Dre­am Cra­zi­er

E ago­ra, a Nike traz, em um gran­de even­to em Paris, e con­tan­do com a par­ti­ci­pa­ção das fede­ra­ções de fute­bol, o lan­ça­men­to dos uni­for­mes femi­ni­nos.

O pri­mei­ro pas­so come­çou com as atle­tas. A equi­pe de design da Nike se reu­niu com joga­do­ras pro­fis­si­o­nais de diver­sos paí­ses para ouvir em pri­mei­ra mão o que elas tinham em men­te. 

Um dos pon­tos prin­ci­pais, foi a ques­tão do deco­te em V é o pre­fe­ri­do, des­de que não seja pro­fun­do demais — ape­nas o sufi­ci­en­te para des­li­zar facil­men­te a cabe­ça (e o cabe­lo). Além dis­so, elas apon­ta­ram que o cal­ção um pou­co mais “cur­to” pode­ria fazer a dife­ren­ça, entre outras cita­ções. Mas não ficou só no design, a equi­pe de tes­tes da Nike fez vári­os expe­ri­men­tos para as ques­tões de suor, des­gas­te, impac­to do jogo. Segun­do a Nike, foram três anos de tes­tes fisi­o­ló­gi­cos e pes­qui­sa.

Mas mui­to mais que um kit para as sele­ções pro­fis­si­o­nais, o que — não só a Nike, mas as fede­ra­ções — deve levar em con­si­de­ra­ção é o poten­ci­al de ven­da des­tes pro­du­tos para o públi­co femi­ni­no. E não só para mulhe­res que são atle­tas, mas prin­ci­pal­men­te, às tor­ce­do­ras.

Quan­tas vezes já não escu­ta­mos mulhe­res recla­man­do que não encon­tram cami­se­tas de fute­bol nos seus tama­nhos, no mode­lo femi­ni­no, etc? Quan­tas vezes já fomos às lojas de espor­te, bus­car um pro­du­to para algu­ma mulher que ama fute­bol, e aca­ba­mos levan­do o mode­lo mas­cu­li­no, por ser a úni­ca opção? Ou nem leva­mos nada? E para as meni­nas, cri­an­ças?

Enfim, com cer­te­za a Nike enten­deu a pos­si­bi­li­da­de de iden­ti­fi­ca­ção que as sele­ções femi­ni­nas podem repre­sen­tar, além des­tas ques­tões, e não só para a melho­ria de per­for­man­ce em cam­po das joga­do­ras pro­fis­si­o­nais, mas tam­bém, pela pos­si­bi­li­da­de de atin­gir uma gran­de par­te da popu­la­ção femi­ni­na que sim, gos­ta de fute­bol e está aumen­tan­do cada vez mais!!

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