Não é de hoje que atletas e profissionais do esporte são alvos — ou causadores — de polêmicas nas redes sociais não é mesmo? Talvez pelo pouco conhecimento sobre o mundo digital ou pelo fato de não fazerem a gestão de imagem e conteúdo em redes sociais. A bola da vez é Dele Alli, jogador profissional de 24 anos do Tottenham, clube inglês, e desta vez não foi por conta de sua comemoração de gol.
Em fevereiro deste ano, Dele Alli fez uma brincadeira em seu perfil no Snapchat: no aeroporto, o jogador apontou a câmera do celular para um homem asiático e fez uma “piada” insinuando que ele poderia ser um portador da COVID-19.
Na época a brincadeira teve uma certa repercussão e o próprio jogador reconheceu o erro, apagando o post e pedindo desculpas. Porém, neste dia 11 de junho, a Federação Inglesa (FA) oficializou a punição ao atleta com um jogo de suspensão da Premier League, uma multa equivalente ao valor de R$ 315 mil e um curso de educação; ao que Dele Alli novamente se desculpou — “queria pedir desculpas novamente por qualquer ofensa que meu comportamento possa ter causado. Foi uma piada muito ruim sobre um vírus que, agora, nos afetou mais do que poderíamos imaginar.”
Não importa se é da base ou profissional, se é dirigente ou camareiro, a realidade é que a maioria não entende o quanto as redes sociais podem impactar positiva ou negativamente nas suas imagens e também na imagem das instituições onde atuam. As vezes atingem até mesmo a família.
Esse conhecimento ou no mínimo o “cuidado” com as redes sociais por parte destes profissionais e atletas deveria estar presente de forma mais ativa e com apoio — ou cobrança- de todos envolvidos! Empresários, assessores, clubes, instituições. Todos precisam estar atentos a esta questão de imagem de seus profissionais e atletas e não apenas na questão de imagem e marketing, mas principalmente na questão de entender que todos são formadores de opinião, são muitas vezes ídolos, vozes que possuem um eco muito mais forte na sociedade.